A Fundação Hemopa, está precisando de doadores. Nesta primeira quinzena de abril, houve uma evasão dos doadores voluntários de sangue, o que reduziu as coletas em aproximadamente 50%. Os motivos segundo a assessoria de comunicação do Hemopa são as chuvas e também o feriadão de Páscoa, que começa na próxima semana.
O cronograma de ações externas começou no dia 18, na Escola Adventista de Icoaraci, e foi até às 15h. No dia 25, na Escola Adventista do Coqueiro, até às 15h. Dia 26, na Escola Adventista da Cidade Nova V, até às 15h. Nos dias 27 e 28, no Hospital de Clínicas, até às 17h.
A evasão pode prejudicar o atendimento satisfatório da demanda transfusional de pacientes internados nos hospitais conveniados do Sistema Único de Saúde (SUS),urgências, emergências e UTI´s. O período de intensas chuvas é um dos fatores determinantes para a expressiva diminuição de doações.
Em estado de alerta, a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias convoca a população potencialmente doadora para comparecer no hemocentro. “Quem não tiver tempo durante a semana pode aproveitar o sábado para exercitar esse ato solidário e salvar vidas”, sugeriu, revelando a preocupação de priorizar atendimento de urgência e emergência, podendo adiar cirurgias eletivas (sem risco de morte).
Juciara Farias aproveitou a oportunidade parta divulgar a realização da campanha de doação de sangue e formação de cadastro de doação de medula óssea alusiva à Páscoa, nos dias 19 e 20, na sede do hemocentro, de 7h30 às 18h. De acordo com ela, a média diária de coletas no Hemopa é de 250 para atendimento de aproximadamente 350 transfusões na rede hospitalar pública e privada que somente em Belém é composta por 85 hospitais.
Quem pode doar sangue: Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.
Serviço:O Hemopa espera por você na Travessa Pe. Eutíquio, 2109.Maiores informações pelo fone: 08002808118 ou 32429100.www.hemopa.pa.gov.br.
Pensamentos e conclusões sobre notícias de grande repercussão no Pará, no Brasil e no mundo.
Visualizações de páginas da semana passada
quinta-feira, 21 de abril de 2011
sábado, 9 de abril de 2011
Ele quer salvar o mundo!
Por isso, ele vai salvar o mundo.
Tem o coração bom,
Ele é bom... e ninguém o compreende por isso
Ninguém lhe diz: é isso aí, siga em frente
Todos o criticam... Hipócritas!
Dizem que ele é bom demais...
O que é ser bom demais??
Ajudar quando o outro precisa
Acreditar, quando todos desconfiam
Isso é apenas ser bom.
Ele não vê maldade no mundo
Por isso não se intimida, faz o bem
Sim... A crença no mal destrói o bem
Hipócritas!
Rezam todos os dias em suas camas
“Senhor, abençoe os pobres, os doentes e os perdidos, abençoe-me, Senhor”
Mas se um pobre um doente ou perdido bate a sua porta
Não fazem jus às bênçãos de Deus, desmerecem Deus
Ele vai salvar o mundo,
O meu mundo!
Por Fernanda Aguiar, oferecido ao seu irmão Marcelo Aguiar
Roda de carimbó promove resgate das raízes culturais
É importante criar atividades que mantenham viva a tradição das músicas regionais. Um dia especial será reservado para o ritmo que embala os paraenses: o carimbó. Neste domingo (10), o SESC Pará realiza uma 'Roda de Carimbó' promovendo um resgate das raízes.
A denominação 'Dança do Carimbó' vem do título dado pelos indígenas aos dois tambores de dimensões diferentes que servem para o acompanhamento básico do ritmo. Na língua indígena 'Carimbó' - Curi (Pau) e Mbó (Oco ou furado), significa pau que produz som.
O domingo no SESC pretende animar o público e trazer este ritmo paraense de volta ao cenário cultural da cidade. A participação de duas bandas, O Conjunto Regional do SESC e 'Os Curupiras', vai mostrar as danças regionais e a importância das manifestações e valores culturais.
Serviço: A 'Roda de Carimbó' acontece neste domingo (10), das 9h às 16h, no Parque Aquático do SESC Doca (Rua Manoel Barata, 1873). Informações: 4005-9512.
(Redação Portal ORM)
Assinar:
Postagens (Atom)